Livro:Alex e Eu
Autora: Irene: M. Pepperberg
Editora: Record 
Páginas: 240
Ano: 2009

Sinopse:A cientista Irene Pepperberg, especialista em comunicação animal, descreve o relacionamento de mais de 30 anos que manteve com Alex, um papagaio africano, que sabia mais de cem palavras e que provou ser capaz de somar e entender conceitos como maior, menor, mais, menos e nenhum.


Irene descobriu, por meio de intensa pesquisa, que vivia com um animal “consciente”. Sua amizade e trabalho com Alex ganharam os jornais e a mídia americana, tornando a dupla muito conhecida no país e contribuindo para um maior entendimento da capacidade de comunicação dessas aves.

Quanto impacto uma bola de penas de meio quilo poderia ter mundo?

A história é contada pela cientista Irene, tem alguém muito especial, o Alex ,um papagaio - cinzento que descreve como um amigo. Vamos começar ,mas é preciso começar pelo fim.

Logo,nos primeiros capítulos, ocorre o falecimento do papagaio mais famoso do mundo, Alex, mas ele é diferente faz parte do estudo cientifico , cujo o objetivo  para compreendemos o cérebro dos animais.

A pergunta que ficar o que há de especial neste papagaio? Ele tinha a capacidade de como crianças pequenas fazem. E isso mudou o modo de como compreendemos os animais. 

Vários meios de comunicações noticiaram a morte de Alex, como New York Times, com o título "Papagaio gênio morre, emotivo até o fim ". Como Alex e Irene se encontram nesta história?

Um leitura baseada em fatos reais, sobre estudo cientifico da Doutora Irene, e tudo isso começou quando assistiu um programa de TV, que aborda os estudos feitos pelo pesquisador e cientista Donald Guiffin. A partir dali, fica muito seduzida, quando terminou seu doutorado em Química. Foi a busca dos seus sonhos, que veio através de uma gaiola e dentro dela tinha um papagaio - cinzento era um pássaro que mudaria para sempre o mundo. Era o Alex.

Alex e Irene 

Assim, formam um relacionamento de mais de 30 anos, entre muitos treinamentos,estudos científicos e vários que Não, acreditavam na comunicação de animais e humanos ... Através de muitas pessoas que ajudaram como a sua amiga Doris Wiener e entre outros, que apostaram, mas mostrou que a capacidade de contar números, conhecia mais diversas cores, formas.

O que realmente Alex nos ensinou que não somos superiores a outros seres da Natureza. Mas, sim que fazemos Parte dela.

Uma história de estudo cientifico, sim, mas além disso mostra um grande forte laço criando entre Irene e Alex. A Amizade!

Como é de bom agrado e de costume. Recomendo está linda história e a sua capacidade de pensar e de nos ensinar que fazemos Parte da Natureza!

  Anajara Oliveira

Deixe um comentário

Últimas Resenhas